Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Minerais | 0 comments

Zinco – Zn

Gostou deste artigo? Compartilhe

O zinco é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo. Este mineral é muito bom para a beleza da pele e dos cabelos. Tem três funções biológicas que são: Catalisadora, reguladora e estrutural que são fundamentais para manter o equilíbrio do nosso organismo.

Ele é um cofator de mais de 300 enzimas, e está relacionada com a síntese de carboidratos, lipídios e proteínas. Tem um papel fundamental na expressão gênica por seu envolvimento na estrutura das proteínas, também na imunidade (por isso ela é conciliada com vitamina C), além da reprodução humana.

Este mineral é essencial para manter todas as células do nosso corpo, e fica armazenada nos rins, pâncreas, fígado e próstata. Além dos músculos, pele, ossos e nos olhos.

Benefícios e funções do zinco

Atua no crescimento e desenvolvimento: Isso ocorre porque ele tem a capacidade de regular a expressão gênica.

Tem ação antioxidante: Ele tem a capacidade de diminuir a ação dos radicais livres no nosso corpo. Assim, diminui também as chances de desenvolver canceres.

Importante para a reprodução: Nos homens ela atua no desenvolvimento dos órgãos sexuais e nas mulheres atuam no sistema reprodutivo.

Atua no sistema imunológico: Pois, ele é responsável pela produção de células de defesa como, por exemplo, os linfócitos T. Por este motivo ficamos mais imunes aos ataques de vírus e bactérias.

Ajuda a regular a pressão arterial: Por o zinco ser catalítico (reação que ocorre transformando um produto em outro produto) ele ajuda no processo de conversão de angiotensina l em angiotensina ll.

Ajuda a regular a hiperglicemia: O zinco também atua na síntese (produção) e também na ação da insulina para estabilizar a hiperglicemia.

Conversão de hormônios da tireoide: É fundamental para a estimulação tireoidiana que tem umas das suas principais funções a produção de hormônios tireoidianos T3 e T4.

Atua na saúde da pele e cabelos: na pele ele ajuda na cicatrização dos ferimentos e para os cabelos ela ajuda a mantê-los saudável e prevenir a queda capilar.

É fundamental para a beleza: Pois o zinco auxilia na absorção da vitamina A que é considerada uma das vitaminas essenciais para a beleza principalmente da pele.

Leia também ↓↓

Qual a dosagem diária para o zinco

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (2 mg a 11 mg);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (2 mg a 8 mg);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (12 mg a 11 mg);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (12 mg a 11 mg).

Vídeo: As funções e os benefícios do zinco

Sintomas da falta (deficiência) de zinco

Existe uma lista enorme dos problemas relatados com a falta do zinco. Isso nos leva a crer que o zinco é de suma importância para o equilíbrio do nosso organismo. Alguns sinais e sintomas: Alopecia (calvície), anorexia, dificuldade não crescimento fetal, dermatite, diarreia, cicatrização lenta, atrofia dos testículos e com isso impotência sexual, intolerância à glicose, retardo no crescimento.

Sintomas do excesso (toxicidade) de zinco

Não existem estudos que evidenciam problemas com o excesso de zinco, mas alguns problemas relatados com o consumo crônico são: Interferência no metabolismo de alguns nutrientes, como por exemplo, o cobre, também prejudicara o sistema imunológico, além de reduzir as lipoproteínas de baixa densidade (HDL).

Outros problemas são: Alteração na respiração, déficit focal, febre e letargia. Agora em casos de toxicidade aguda podem ocorrer: Cólicas abdominais, diarreia, dor epigástrica, fadiga e náuseas.

Principais fontes do zinco

zinco-alimentos-vitaminas-bula-suplementoFontes: Amendoim, carnes (acém moído e cozido, bife de fígado bovino grelhado, contra filé grelhado, coração de galinha grelhado, costela bovina assada, hambúrguer bovino grelhado, fígado de frango, linguiça de porco grelhado, sobre coxa assada), castanha, feijão, lambari frito, leite em pó.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *