Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Vitaminas | 0 comments

Vitamina K (filoquinona)

Gostou deste artigo? Compartilhe

Muitos de nós não conhecemos a vitamina K, mas ela é importantíssima para a saúde e o equilíbrio do nosso organismo. Ela é uma vitamina lipossolúvel (isso quer dizer que a vitamina K fica armazenada no nosso organismo principalmente no fígado, isso significa 90 % de todo o acumulo do nosso organismo). O curioso é que ela é encontrada em vegetais, mas também é sintetizada por bactérias sendo encontrada em tecido animal.

Ela é conhecida como quinonas apresentando a forma K1 e K2. A K1 é conhecida como fitoquinona (fito = fitoterápico) ela é encontrada em plantas. A K2 é conhecida como menaquinona e elas são produzidas por bactérias, a outra forma é a K3 que é conhecida como menadiona, esta é a forma sintética da vitamina.

Ela é muito importante para a manutenção do organismo e está ligada diretamente na coagulação sanguínea. Que é muito importante para evitar hemorragias, mas ela não está associada somente com a coagulação sanguínea também está relacionada com o sistema cardiovascular e a saúde óssea.

Funções e benefícios da vitamina K

Função anticoagulante: A vitamina K é fundamental para que não se forme coágulos na corrente sanguínea. Podendo evitar possíveis hemorragias.

Mantem os ossos sadios: A osteocalcina (é uma proteína encontrada nos ossos e dentina) e está ligado diretamente na mineralização óssea, e para que isso ocorra é necessário que ocorra uma carboxilação do ácido glutâmico (GLU), e isso vai ocorrer na presença da vitamina K. Isso vai fazer com que ocorra a ligação de minerais à osteocalcina diminuindo a perda óssea.

Atua na proteção e saúde dos bebês: Por ser anticoagulante ela atua na melhora dos bebês nascidos prematuros. Pois, eles têm o risco de sofrer com hemorragias, por esta razão a vitamina K ajuda neste tipo de prevenção.

Importante para o sistema cardiovascular: Pois a vitamina K impede a calcificação das paredes das artérias. Possibilitando uma maior elasticidade das veias e artérias.

É um importante cicatrizante: Por ela ser importantíssima para a coagulação sanguínea, ela acaba sendo um cicatrizante natural do organismo.

Vitamina K coagulação

No nosso organismo a vitamina K é essencial para a coagulação, pois após alguns segundo em uma lesão no vaso sanguíneo vai extravasar sangue aí que entra o fator de coagulação que a vitamina K está ligada. As plaquetas vão formar uma espécie de tampão no local da lesão isto impedira uma hemorragia isso se chama fator de coagulação.

A vitamina K está diretamente relacionada com esta coagulação sanguínea. Ela tua como uma coenzima que atua como uma cascata metabólica para no final formar a coagulação.

Leia também ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina K

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (2 mcg a 120 mcg);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (2 mcg a 90 mcg);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (75 mcg a 90 mcg);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (75 mcg a 90 mcg).

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina k

Sintomas da falta (deficiência) de vitamina K

A sua falta é muito rara no organismo, mas isso pode ocorrer devido à má absorção de gordura pelo organismo. E alguns sinais que demonstram a sua falta é o sangramento anormal, podendo levar a pessoa a desenvolver anemia fatal. Além de uma incidência de riscos de fraturas de quadril em idoso. Outros problemas relacionados com a sua falta é a síndrome de má absorção alguns medicamentos e obstrução biliar.

Sintomas do excesso (toxicidade) de vitamina K

Ainda não há estudos que evidenciam problemas com o seu excesso.

Principais fontes de vitamina K

Vitamina K-alimentos-bula-carência-funçãoFontes: Vegetais de folhas verdes (alface, brócolis, couve-flor, espinafre e repolho), arroz integral, ervilha, tomate e óleos vegetais (canola, milho, oliva e soja).

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *