Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 6, 2017 in Vitaminas | 0 comments

Vitamina E (tocoferol)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina E é muito conhecida no universo feminino, ela existe em muitos dermos cosméticos, shampoos, suplementos e complexos vitamínicos enfim há uma utilidade muito grande para esta vitamina, sendo ela fundamental para o equilíbrio do nosso organismo. Ela é lipossolúvel (acaba sendo armazenada no tecido adiposo, isso representa 90% de toda vitamina E armazenada no nosso organismo).

O interessante é que ela é dependente de lipídios (gordura) presente na nossa alimentação, por ela se tratar de uma vitamina lipossolúvel. A gordura irá facilitar o metabolismo da vitamina E.

Mas, existem muitas finalidades desta vitamina principalmente para combater os radicais livres com isso irá combater o processo de envelhecimento da pele. Além de fortalecer o sistema imunológico.

Funções e benefícios da vitamina E

Antioxidante combate os radicais livres: São os principais inimigos do nosso corpo que podem causar algumas doenças crônicas.

Previne doenças cardiovasculares: O efeito antioxidante da vitamina E esta ligada diretamente na formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos.

Ajuda a prevenir hipertensão arterial: O estresse oxidativo aumenta disfunção da vasodilatação e também da antiagreação plaquetária. Com isso o aumento da pressão arterial.

Bom para a nossa pele: Por ser antioxidante ela combate os radicais livres, que são os principais agentes para o envelhecimento precoce da nossa pele.

Pode evitar a diabete tipo 2: O estresse oxidativo pode reduzir a liberação de insulina pelo pâncreas. Interferindo na distribuição da glicose nos tecidos periféricos podendo desenvolver a diabetes.

Fortalece sistema imunológico: A vitamina E estimula o sistema imunológico, ajudando na sinalização das células T.

Prevenção de canceres: O poder antioxidante ajuda a combater os radicais livres que por sua vez vão auxiliar a formação de células cancerígenas.

Diminui as chances de ter doenças degenerativas: Por ser antioxidante ajuda a prevenir doenças degenerativas como Alzheimer.

Ajuda a prevenir a disfunção erétil: A vitamina E aumenta a biodisponibilidade do óxido nítrico que é das principais substâncias do organismo responsáveis pela ereção do pênis.

Auxilia na prevenção da esterilidade: Por ela estar relacionada com a reprodução ela é considerada uma vitamina de anti-infertilidade.

Vitamina E para a pele

A vitamina E é muito utilizado em shampoo e hidratante tanto de rosto como corporal. Para a nossa pele ela é fundamental, pois ela é antioxidante combatendo assim os radicais livres que são os principais inimigos da nossa pele, fazendo com que ela envelheça mais rápido.

A vitamina E é excelente para a pele principalmente a pele do rosto. Além de regenerar a pele ela também ajuda a hidratar principalmente a pele seca promovendo a nutrição e a oxigenação da pele.

Na pele do rosto ela age regenerando a pele, por ter ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Além do mais ela também estimula a síntese do colágeno que é responsável por dar firmeza e elasticidade à pele.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina E

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (4 mg a 15 mg);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (4 mg a 15 mg);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (15 mg a 15 mg);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (19 mg a 19 mg).

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina E

Sintomas da falta (deficiência) de vitamina E

A falta da vitamina E no ser humano é rara, sua deficiência baseia-se na má absorção com algumas doenças como: Obstrução biliar, fibrose cística, doença hepática colestática, síndrome do intestino curto, pancreatite, problemas no transporte de lipídios.

Sintomas do excesso (toxicidade) de vitamina E

Ela é a menos tóxica doses elevadas diminuem o armazenamento da vitamina A no fígado. Cefaleia, constipação, descoloração da pele, diarreia, enxaqueca, epistaxe (sangramento ou hemorragia nasal), fadiga, gastrite, hematúria (urina com sangue), hipoglicemia, náuseas, sonolência.

Principais fontes de vitamina E

Vitamina E-cabelo-cápsulas-pele-bulaFontes: Cereais como centeio e grão de trigo. Os vegetais verdes escuros, germe de trigo e sementes e óleos de girassol, além de fígado, gema de ovo, margarina, leite e carnes.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *