Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Vitaminas | 0 comments

Vitamina C (ácido ascórbico)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina C é muito importante no nosso organismo, ela tem muitas funções que nem sabemos ou que nunca tínhamos ouvido falar. Ela é hidrossolúvel (não fica armazenada em grandes quantidades no organismo, sendo excretado facilmente), também ela não é produzida pelo nosso organismo, sendo assim há a necessidade de ingeri-la diariamente.

Ela tem funções como: Prevenção de gripe, canceres (ainda não comprovado), ajuda a manter a pele rígida, ajuda no combate de doenças como escorbuto (doença que traz sangramento na gengiva). Auxilia na cicatrização, queda de cabelo e também anemia, entre outras muitas finalidades.

Um caso curioso é que o cigarro ajuda a reduzir os níveis de vitamina C no organismo, mas quem também convive com fumantes também tendem a ter o mesmo problema. Além disso, o AAS também pode diminuir a sua absorção.

Funções e benefícios da vitamina C

Tem função antioxidante: Isso ajuda a eliminar os radicais livres que são os principais inimigos do nosso organismo, combatendo o processo de envelhecimento precoce. Também combate a formação de alguns canceres.

Ajuda na produção de colágeno: Isso faz com que a pele fique mais firme evitando o aparecimento de rugas e marcas de expressão, e auxiliando no processo de cicatrização.

Auxilia na produção de neurotransmissores: Atua como cofator de uma enzima que formará a norepinefrina e atua no triptofano para formar a serotonina no cérebro. Além de estar ligada diretamente na produção de corticosteroides e também da aldosterona no córtex adrenal.

Ajuda a combater anemias: A vitamina C melhora a absorção do ferro que é o que provém da alimentação. Diminuindo assim o processo anêmico.

Evita a mutação do DNA: A vitamina C tem a capacidade de proteger o DNA do chamado estresse oxidativo e também do ataque mutagênico.

Melhora o estado de saúde de pessoas com HIV: Estudos relatam que ela melhora a resposta imunológica de pessoas com AIDS.

Combate uma doença chamada escorbuto: Esta doença conhecida como escorbuto provoca sangramento em gengivas e está ligada a falta de vitamina C.

Melhora a resposta do organismo a gripes e resfriados: Ela é muito utilizada para o tratamento e profilaxia de resfriados. Além de atuar no sistema imunológico aumentando a resistência para infecções.

Ajuda na cicatrização: Por promover a produção de colágeno ela age diretamente estimulando a cicatrização e formação da pele.

Melhora a aparecia do dente: A vitamina C tem como função promover a formação de esmalte dental.

Ajuda a eliminar dores nas articulações: Ela tem como função a geração de colágeno que é a matéria prima essencial para a produção ou regeneração de tendões, matriz óssea e tecido conjuntivo.

Vitamina C para o rosto

O stress do dia a dia a poluição da nossa cidade são fatores fundamentais para acabar com a beleza e a saúde da pele do rosto. Isso sem citar os fatores fisiológicos que tem grande atribuição nisso.

A vitamina C para o rosto, hoje é muito recomentado pelos dermatologistas. São muitos os benefícios como: Efeito antioxidante e anti-idade, além de rejuvenescer e produzir colágeno para firmeza da pele.

Sua vantagem é que ela penetra com mais facilidade na barreira da pele, produzindo todos estes efeitos citados acima. E a vantagem é que pode ser usado com o seu filtro solar. Consulte seu dermatologista, pois ele tem o produto especifico para o seu tipo de pele.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina C

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (*NE a 90 mg).
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (*NE a 75 mg).
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (80 mg a 85 mg).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (115 mg a 120 mg).

NE: Dose não estabelecida.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina C

Sintomas da falta (deficiência) de vitamina C

Existem muitos problemas relatados com a falta da vitamina C como: Anorexia, fadiga, astenia e letargia. Aumento da frequência respiratória, dores nos músculos, articulações e nos ossos. Tudo isso é porque a falta da vitamina C interfere na produção de colágeno.

E também pode haver anormalidades psicológicas como: Depressão, instabilidade vaso motora, alteração de personalidade, histeria e problemas no desenvolvimento psicomotor. Além de hematomas, boca e olhos secos, baixa resistência a gripes e resfriados, coceira na pele e dificuldade na cicatrização. Além disso, pode ocorrer queda de cabelos e sangramento nas gengivas.

Sintomas do excesso (toxicidade) de vitamina C

Temos que ter cautela na hora de fazer o uso da vitamina C, pois o seu excesso pose provocar: Diarreia, distúrbios no trato gastrintestinal sendo elas náuseas e vômitos. Formação de nefrolitíase sintomática.

Um dos maiores problemas é a formação de cálculo renal, pois o catabolismo (é uma fase em que o organismo degrada as macromoléculas nutritivas, com a energia sendo liberada) da Vitamina C acaba produzindo o oxalato que é principal forma dos cálculos reais.

Principais fontes de vitamina C

Vitamina C-alimentos-comprimido-bula-benefícios-peleFontes: Frutas como: Abacaxi, acerola, caju, goiaba, laranja, limão, mamão, manga, morango, tomate. E verduras como: Espinafre, couve de Bruxelas, couve flor, brócolis e repolho. Além de batatas e vegetais crucíferos.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *