Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 18, 2017 in Vitaminas | 0 comments

Vitamina B6 (piridoxina)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina B6 é conhecida também como piridoxina, também faz parte das vitaminas do complexo B. E muito importante para a saúde, pois atua na manutenção e na boa forma do organismo. Para ter uma ideia à vitamina B6 ela auxilia no processo químico de mais de 60 enzimas do corpo.

Esse impacto pode ajudar a prevenir e tratar mais de 100 tipos de doenças, uma delas o temido mal de Alzheimer. Também pode diminuir o impacto da menopausa e trabalha a construção muscular.

Funções e benefícios da vitamina B6

Atua na produção de alguns hormônios: Tem um papel importante na produção da epinefrina e serotonina (neurotransmissores), que tem várias funções no organismo. Diminuindo sintomas como a depressão e falta de sono (conhecida como hormônio da felicidade).

Atua na formação de anticorpos: Assim ajuda a combater doenças e infecções. 

Ajuda a combater a anemia: Pois ela tem um papel fundamental na produção da hemoglobina (responsável por carregar o ferro pelo sistema circulatório).

Regulariza o (SNC): Também é um grande aliado do cérebro, pois regulariza o sistema nervoso central (SNC), ajudando na formação de uma pare dos neurônios que são conhecidas como “bainha de mielina” assim ela ajuda o neurônio a não degenerar, fazendo que a pessoa não tenha uma diminuição cognitiva e diminuindo as chances de desenvolver Alzheimer.

Deixa sua pele mais bonita: Pois a vitamina B6 metaboliza as proteínas, assim a pele fica mais elástica e diminui o risco de desenvolver dermatites e outros problemas.

Ameniza a menopausa: Sua deficiência está relacionada com sintomas da TPM. Por ela regularizar os níveis de estrogênio, ela também é uma aliada da menopausa.

Auxilia no sistema digestório: A vitamina B6 está na formulação de alguns medicamentos, para náuseas e vômitos, atuando na melhorando da digestão.

Diminui os riscos de doenças cardíacas: Pois a vitamina B6 diminui os níveis de homocisteína na corrente sanguínea, isso está relacionada diretamente com doenças cardíacas.

Atua na formação de músculos: E para quem gosta de atividade física é uma boa dica, pois ela converte proteínas em aminoácidos que atua na construção dos músculos e no desenvolvimento de práticas esportivas.

Vitamina B6 engorda?

Dificilmente ela engorda, pois a vitamina B6 é hidrossolúvel isto quer dizer que ela é eliminada pela urina. Ela não fica armazenada no organismo, mesmo com um alto consumo.

O que ela faz é o oposto, pois ela produz alguns hormônios dentre elas a serotonina. Ela é conhecida como “hormônio da felicidade” o que isso quer dizer? É simples a falta da vitamina B6 faz a pessoa aumentar o risco de depressão, isso fará a pessoa se alimentar corretamente fazendo que a pessoa ganhe peso.

Então fica a dica consumir diariamente a dosagem correta, isso facilitara e muito e será benéfico ao seu organismo diminuindo males como citados acima, e fara você feliz. Fisiologicamente falando.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina B6

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (0,1 mg a 1,3 mg).
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (0,1 mg a 1,3 mg).
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (1,9 mg).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (2,0 mg).

Foi estabelecida uma dosagem diária de 2,0 mg, que podem ser extraídas de duas fatias de melão.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina B6

Sintomas da falta (deficiência) da vitamina B6

Sua falta pode provocar desde erupções na pele, dermatites, irritabilidade, tensão pré-menstrual, anemia, gengivite, náuseas e feridas na boca. Até problemas mais graves, como disfunções do sistema nervoso central, atrofia em vários órgãos e depressão.

Sintomas do excesso (toxicidade) da vitamina B6

Já o excesso pode acabar causando reações alérgicas e até convulsões. E também causar danos nos nervos, braços e pernas. E alguns outros efeitos como insônia, náuseas e dor de cabeça.

Principais fontes de vitamina B6

Vitamina B6-excesso-bula-alimentos-engorda-benefíciosFontes: Germe de trigo, cereais em grão, arroz integral, banana, batata, fígado, aves, atum, carne, batata, vísceras, leite, pão integral.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *