Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 22, 2017 in Vitaminas | 0 comments

Vitamina B3 (niacina)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A Vitamina B3 chamada de Niacina, mas popularmente é chamada de nicotinamida faz parte das vitaminas do complexo B, é uma vitamina hidrossolúvel. Por este motivo ela é absorvida no intestino delgado e seu excesso não é armazenado e sim eliminado pela urina.

Ela desempenha um papel muito importante no metabolismo de energia e celular, além de agir na reparação do DNA.

Funções e benefícios da vitamina B3

Desintoxica o organismo: A vitamina B3 ajuda na eliminação de substâncias toxicas do nosso corpo. Que são eliminas pela urina, ajudando a limpar no nosso organismo.

Ajuda na digestão: Na digestão ela é interessante, pois auxilia na produção de ácido clorídrico (HCL) no estomago. É responsável diretamente pela digestão estomacal.

Auxilia na produção de energia: É ideal para a produção de energia através da alimentação. Ajudando diretamente no processo de absorção de carboidratos, gorduras e proteínas assim contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

Amiga da sua pele: Também como a vitamina A, a vitamina B3 é outra grande aliada e amiga da sua pele. Pois cuida dela deixando mais bonita e saudável.

Atua no sistema cardiovascular: Outro fator interessante é que a vitamina B3 favorece para o bom funcionamento do sistema cardiovascular que envolve toda circulação. Auxiliando no transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios etc…

Atua no sistema nervoso: Ajudando os nossos movimentos se tornarem mais finos, e atua na construção e finalização dos estímulos nervosos.

Participa na produção de hormônios sexuais: E também participa da produção de hormônios sexuais masculinos (testosterona) e feminino (progesterona e estrógeno). E alguns hormônios relacionados ao estresse. 

É usada para o tratamento de dislipidemias: O interessante é que a vitamina B3 é usada para o tratamento de dislipidemias (aumento de gordura no sangue).

A alta dosagem reduz o LDL: A dosagem da vitamina B3 ajuda na redução do colesterol ruim o LDL e o triglicérides, assim contribuindo para o aumento do colesterol bom o HDL. Mas atenção este tipo de tratamento só pode ser feito com orientação médica.

A vitamina B3 melhora o desempenho sexual

Isso é fato, pois devido ao estresse do dia, a vida corrida e uma rotina cansativa colaboram com a falta do apetite sexual. A vitamina B3 tem um papel muito importante na melhora e na manutenção da libido.

A vitamina B3 ajuda estimular a produção de hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (progesterona e estrógeno). E estes hormônios tem um papel fundamental e colabora com o apetite sexual.

A testosterona no homem atua no ganho de massa muscular, mas o interessante é que aumenta e muito a virilidade masculina, e na mulher a progesterona e o estrógeno tem várias funções. Mas também agem na vontade (libido feminino) lubrificação vaginal e muitas outras. Por este motivo é importantíssimo a reposição da vitamina B3 diariamente.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina B3

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (2 mg a 16 mg).
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (2 mg a 14 mg).
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (18 mg a 17 mg).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (17 mg).

No geral a dosagem adulta ideal é de 18 mg por dia, o que corresponde a aproximadamente 100 mg de fígado.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina B3

Sintomas da falta (deficiência) da vitamina B3

Entre os sintomas de carência verificam-se uma doença chamada pelagra que é caracterizada por alterações digestivas como: vômitos, diarreia ou prisão de ventre e língua inchada. Distúrbios neurológicos como: Desorientação, confusão mental, delírio, demência podendo chegar à perda de memória e depressão.

Outros problemas relatados são alterações na pele como: descamação, dermatites e pigmentação escurecidas nas pernas e nos braços. Além de alguns outros sintomas poderem ser relacionados a deficiência como: diabetes, erupções na pele, inflamações, cirrose e anemia.

Sintomas do excesso (toxicidade) da vitamina B3

O excesso pode provocar a dilatação de pequenos vasos sanguíneos. E também pode prejudicar pessoas que já tem problemas como: Asma ou doença de ulcera péptica.

Principais fontes de vitamina B3

Vitamina B3-onde-encontrar-função-preço-excessoFontes: Fígado, aves, nozes, peixes, carnes magras, leite, levedo de cerveja, amendoim.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *