Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Vitaminas | 0 comments

Vitamina B2 (riboflavina)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina B2, faz parte das vitaminas do complexo B, também conhecida como riboflavina, ela é uma vitamina hidrossolúvel por este motivo ela é eliminada facilmente pelo urina, sem que ela fique armazenada. Ela é um nutriente essencial, e só está presente no nosso organismo através da nossa alimentação.

Ela é facilmente encontrada em alimentos como o leite e seus derivados como queijos e iogurtes.

Funções e benefícios da vitamina B2

Auxilia no metabolismo: Ela favorece o metabolismo de gorduras, açucares e proteínas.

Age direto na produção de sangue: Além de muito importante no nosso organismo, como no auxílio da produção de sangue. Por isso que ela é indicada para pessoas com anemia. 

Ela favorece a prática esportiva: Pois ela age diretamente no metabolismo de açucares. Isso dá ao atleta sendo profissional ou amador maior resultado nas práticas esportivas.

Auxilia na produção de energia: Ela age na mitocôndria que por sua vez age diretamente na produção de energia, em todas as células de nosso corpo. É uma vitamina essencial para a prática anaeróbica que exige uma grande quantidade de energia durante a prática esportiva.

Mantem a saúde do SNC: Além do mais ela é muito importante para o sistema nervoso central, pois ela ajuda reduzir os danos causados pelo estresse.

Ela é um antioxidante: Ela ajuda a retardar o envelhecimento, pois ela é um antioxidante e combate os radicais livres.

Ela combate células cancerígenas: Por ela ser um antioxidante, ela tem um papel importantíssimo na “destruição” de células doentes.

Combate às espinhas: Combate acne porque ela ajuda a restaurar o tecido danificado, também ajuda a reduzir as caibras.

Ela mantem um equilíbrio natural no organismo: Se seus lábios e nariz costumam rachar nos cantos ou seus olhos vivem lacrimejando sem motivo aparente, se sua pele e cabelos andam ressecados pode ser que você esteja carente de vitamina B2.

Ela é fundamental para unhas, boca, língua, pele e cabelos: Ela ajuda a manter em dia a saúde das unhas, boca, língua, pele e dos cabelos.

Vitamina B2 ajuda no crescimento do cabelo

Tem uma coisa que as mulheres se preocupam muito é o crescimento do cabelo. E geralmente não é fácil encontrar alguma solução para isso, mas a vitamina B2 pode ser uma grande aliada no crescimento dos cabelos.

O crescimento lento do cabelo pode indicar uma má nutrição, a vitamina B2 ela está ligada diretamente no crescimento capilar, pois ela ativa outra vitamina muito importante para o cabelo, pele e unhas que a vitamina B3 (niacina), que nutre, hidrata, e diminui a queda. Já que esta atua na produção de melanina que é conhecida por prevenir a queda capilar.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina B2

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (0,3 mg a 1,3 mg).
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (0,3 mg a 1,1 mg).
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (1,4 mg a 1,6 mg).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (1,6 mg).

No geral a dosagem diária recomendada para mulheres é de 1,1 mg, e para homens 1,3 mg equivalente a um bife de fígado.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina B2

Sintomas da falta (deficiência) da vitamina B2

A falta da vitamina B2 no nosso organismo pode causar riscos, problemas de mutações em fetos, neurodegeneração e neuropatias. Pode provocar ainda sintomas de depressão, cansaço pela falta de energia, dores no corpo, insônia e falta de memória, além de distúrbios na visão, catarata, e ardor nos olhos. Alterações na pele (pele seca), feridas na boca e nariz, estomatites, inflamações das gengivas com sangramentos e tonturas.

Sintomas do excesso (toxicidade) da vitamina B2

Seu excesso geralmente não provoca problemas, pois é rapidamente liberada pelo organismo pela urina. Mas o exagero pode gerar sensibilidade à luz, coceira junto com a sensação de picadas na pele. Um dos perigos é que o exagero pode causar pedra nos rins.

Principais fontes de vitamina B2

Vitamina B2-alimentos-função-excesso-carência-fontesFontes: Cereais em grão, levedura de cerveja, leite, queijo, ovos, fígado. E vegetais folhosos como: couve, brócolis, espinafre, repolho.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *