Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Vitaminas | 0 comments

Vitamina B12 (cobalamina)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina B12 é uma das principais vitaminas do complexo B. Ela é hidrossolúvel (não fica armazenada em grandes quantidades no organismo). Ela tem algumas funções bem interessantes como a formação dos nervos e dos glóbulos vermelhos, e de muitas proteínas que participam diretamente no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios.

Além disso, ela é fundamental na construção do DNA, além de ter uma participação fundamental na regeneração dos nervos do sistema nervoso central. Sua falta é muito grave, pois pode gerar o aparecimento de manifestações neuropsiquiátricas que são por sua maioria são irreversíveis.

Se você for vegetariana (o) atenção, pois ela é sintetizada por bactérias e, portanto elas são encontradas praticamente em todos os tecidos animais, ela não está presente em plantas. Sua única fonte são os alimentos de origem animal.

Funções e benefícios da vitamina B12

Ajuda a ganha massa muscular: Por ela atuar no metabolismo de carboidratos, isso fará que o organismo produza energia que será fundamental para um bom treino e com isso ajuda no desenvolvimento da musculatura.

Atua no desenvolvimento de pele, cabelos e unhas: Ela age diretamente na renovação celular. Isso vai garantir que os danos possam ser recuperados com maior facilidade.

Ajuda a formar os glóbulos vermelhos: Que tem um papel fundamental, pois além de carregar os nutrientes para as células também transporta oxigênio que vital para a vida das células e tecidos.

Previne anemias: A vitamina B12 participa na formação das hemácias, que tem umas das suas funções de carregar os nutrientes para os órgãos e tecidos.

Ajuda a prevenir a anemia megaloblástica: Esta anemia tem uma característica diferente pelo tamanho das hemácias. Ela ajuda a prevenir essa doença e também age na maturação das hemácias.

Ajuda a prevenir canceres: A vitamina B12 age diretamente no DNA prevenindo danos, pelo fato dela reduzir o risco da quebra dos cromossomos, isso pode levar o DNA a sofrer danos irreversíveis.

Mantêm seus neurônios saudáveis: A vitamina B12 age no desenvolvimento e manutenção dos neurônios. Chamado de desmielização que é um desgaste que ocorre nos neurônios, isso impede a comunicação entre os neurônios. Podendo causar alguns danos na sensação, cognição e movimentos.

A vitamina B12 engorda?

No geral a hipovitaminose (baixa concentração de vitaminas no organismo), faz com que o nosso corpo perca peso e energia. Isso ocorre geralmente pela falta de apetite que ocorre pela hipovitaminose.

Quando começamos a ingerir as vitaminas do complexo B, em especifico a vitamina B12 o que vai ocorrer é um aumento do apetite natural, então por causa disso acabamos ganhando um pouco de peso.

Mas isso será benéfico para o nosso organismo, pois trará mais saúde tanto para a parte física quanto a emocional entre outras. Você terá mais disposição e até bom humor, mas não se preocupe a vitamina b12 não é calórica por isso não vai interferir na balança.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina B12

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (NE a 2,4 mgc);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (NE a 2,4 mcg);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (2,6 mcg).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (2,8 mcg).

NE: Dose não estabelecida.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina B12

Sintomas da falta (deficiência) da vitamina B12

A falta da vitamina B12 pode acarretar 2 problemas sérios em seres humanos. A anemia megaloblástica e neuropatias isso está associada à vitamina B12. Com alguns sintomas que são: Língua ferida, palidez, parestesia (sensação anormal de coceira, dormência ou queimação), fraqueza, dispneia ao esforço (falta de ar) e fadiga.

Sintomas do excesso (toxicidade) da vitamina B12

Ainda não há relatos de efeitos adversos nas altas dosagens da vitamina B12. Portanto, não há uma dosagem máxima tolerada.

Principais fontes da vitamina B12

Vitamina B12-onde-encontrar-deficiência-excesso-engordaFontes: Fígado, carne em geral, peixes, alguns mariscos, leite e derivados.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *