Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 28, 2017 in Vitaminas | 0 comments

Vitamina A (retinol)

Gostou deste artigo? Compartilhe

A vitamina A (retinol) chamada de “a vitamina da beleza” pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, Isso quer dizer que se armazena em gorduras. Também é encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides, e em tecidos vegetais sob a forma de carotenoides.

Aproximadamente 90 % da vitamina A (retinol) do organismo é armazenada no fígado. O restante é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.

Funções e benefícios da vitamina A

Fortalece ossos: Também ajuda no fortalecimento dos ossos  deixando mais fortes e saudáveis, pois esta ligada diretamente com o desenvolvimento ósseo.

Fortalece os dentes: Auxilia no desenvolvimento normal dos dentes e conserva o esmalte do dente, conservando e deixando ele protegido.

Fortalece unhas, pele e cabelos: Ajuda a fortalecer unhas doentes, principalmente as unhas quebradiças. Deixa a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos. 

Diminui cicatrizes: Lembrado que a vitamina A (retinol) ajuda no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial.

Fortalece o sistema imunológico: E no processo imunológico, age no seu desenvolvimento e prepara o organismo para enfrentar muitas das infecções.

Benéfico para o sistema reprodutivo: E também da reprodução ele é importantíssimo. Pois ela tem uma função essencial no trato reprodutivo.

Protege os olhos: Contribui na oxidação celular, protegendo os olhos através dos carotenoides.

Benefícios da vitamina A para o cabelo

Uma coisa que ninguém percebe quando o cabelo está ressecado e demora a crescer, pode ser uma carência de vitaminas. Neste caso pode ser a carência da vitamina A e também a vitamina B5. O cabelo pode crescer até 1 cm por mês, mas com uma reposição adequada da vitamina A ele pode crescer até mais.

Então acrescente mais vitamina A na sua ingestão diária (uma coisa saudável e bacana é a união de suco de laranja com cenoura), conciliando com ampolas e também quando ela estiver adicionada diretamente em xampus e condicionadores.

Uma dica bacana é fazer um creme rico em vitaminas para o cabelo que vai: Arovit (vitamina A em ampola). E um produto chamado Bepantol Derma solução (o Bepantol é um produto a base de dexpantenol, um tipo de pró-vitamina B5, que nutre, protege e hidrata tanto o cabelo como a pele).

Mas lembre-se o Bepantol tem que ser o liquido e não o creme. Pois o creme deixara o cabelo muito oleoso.

Você vai misturar bem os dois e vai aplicar diretamente após a lavagem do cabelo, úmidos ou secos. Espalhe suavemente ou com ajuda de um pente e deixe até ele estive seco, depois é só enxaguar.

Leia também: ↓↓

Qual a dosagem diária para a vitamina A

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (1333 UI a 3000 UI).
  • Mulheres recém-nascidas a adultas de 19 anos (2000 UI a 2333 UI).
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (2500 UI a 2566 UI).
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (4000 UI a 4333 UI).

Para ter uma ideia de como é fácil conseguir essa quantidade diária ideal, basta dizer que uma cenoura grande já contém 5.500 UI e metade de um maço de couve contém 7.000.

Visto que uma mulher adulta deve consumir 4.000 UI (unidade internacional, unidade padrão para se medir o teor de vitaminas nos alimentos) por dia.

Vídeo: As funções e os benefícios da vitamina A

Sintomas da falta (deficiência) de vitamina A

Chamado de hipovitaminose, sua falta pode deixar o cabelo ressecado e a pele áspera, com manchas, descamações e alergia e inflamação da pele (dermatite). Pode ainda provocar falta de apetite, cegueira noturna, menor resistência a doença, além de coceira e ardor nos olhos, ressecamento da esclera (parte branca dos olhos) e córneas dos olhos podendo levar à cegueira.

Sintomas do excesso (toxicidade) de vitamina A

Já o excesso chamado hipervitaminose pode provocar queda de cabelo e /ou seborreia. Também provoca ressecamento da pele com fissuras, dor de cabeça, aumento do baço e também do fígado. E também pode ocorrer aumento dos ossos e dores nas juntas, além de enjoo e fadiga.

Principais fontes de vitamina A

Vitamina A-cabelo-função-nome-bula-remédioFontes: Cenoura, espinafre, couve, alface, ovos, fígado, filé de peixe, queijos gordurosos, leite, manteiga, folhas de brócolis, escarola, salsa.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *