Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Saúde | 0 comments

Tempo de gravidez

Tempo de gravidez

Gostou deste artigo? Compartilhe

Uma dúvida frequente entre as gestantes é a contagem do tempo de gravidez. Não é incomum encontrar mulheres confusas, queixando-se que suas contas não coincidem com as do obstetra. Normalmente, isso ocorre porque, pelos médicos, a estimativa do tempo de gestação é feita a partir da última menstruação e não tomando como base o mês em que as regras começaram a faltar.

gravides 1O cálculo correto do tempo gestacional é importantíssimo, já que o trabalho de parto pode acontecer a partir da 38 semana e não deve ultrapassar as 42 semanas. Hoje é preferível não deixar passar de 41. É possível esperar esse tempo, desde que a gravidez esteja correndo bem e se faça um acompanhamento da vitalidade do bebê, informa.

Caso a mulher não entre naturalmente em trabalho de parto no tempo certo, a placenta pode envelhecer, dificultando a absorção de oxigênio e a nutrição do bebê, levando-o à morte. O feto também pode tornar-se muito maduro, evacuar na barriga da mãe e aspirar esse líquido, o que causará problemas pulmonares graves.

Segundo especialistas, a fim de evitar esse e outros problemas graves, é essencial um bom acompanhamento pré-natal, com consultas semanais a partir das 37 semanas e, depois das 40, uma avaliação a cada dois dias. Caso a mãe não entre em trabalho de parto espontâneo até as 41 semanas, isso não significa que será feita necessariamente uma cesárea, pois, dependendo da situação, pode-se induzir o parto normal com medicações, garante a especialista.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *