Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Minerais | 0 comments

Sódio – Na

Gostou deste artigo? Compartilhe

O sódio é um dos minerais mais abundantes que existe e também muito importante para manter um equilíbrio no nosso organismo. A grande parte da nossa ingestão vem da forma de cloreto de sódio (NaCl) conhecido como sal de cozinha. A sua absorção ocorre no intestino delgado e 98 % do que é consumido acaba sendo absorvido pelo organismo.

Hoje ele é utilizado principalmente na cozinha, mas na antiguidade o sal era considerado por muitas pessoas uma substância mágica, era utilizada em ferimentos, também na conservação de alimentos, além de também serem utilizados em cerimonias religiosas.

Hoje ele é muito utilizado como um conservante de alimentos, ele reduz a atividade da água no próprio alimento isso dará ao alimento maior tempo de validade. No organismo do ser humano ele tem inúmeras funções, pois é responsável pelo estímulo elétrico e não podemos esquecer também que é o sódio quem controla a quantidade de água armazena em nosso organismo.

Benefícios e funções do Sódio

Conserva os alimentos: O sódio tem a capacidade de conservar os alimentos, pois ele retém a água que fica armazenada no alimento evitando assim a proliferação de microrganismos.

Transmissão de impulsos nervosos: Os impulsos nervosos nada mais são do que a comunicação entre neurônios pré e pós sinápticos, primordial para a vida das células e funções do organismo.

Atua na contração e no relaxamento das fibras musculares: Principalmente para o nosso coração que tem umas das principais funções de contração e relaxamento.

Mantem a manutenção do volume extracelular: O sódio consegue manter o nível certo do liquido extracelular, isso promove um equilíbrio celular.

Ajuda a regular os fluidos corporais: Ele tem a capacidade no corpo humano de equilibrar a pressão osmótica. Isso se deve ao seu poder de bombear a água para dentro das células.

Atua na absorção da glicose no intestino delgado: Por ele agir no transporte ativo de substâncias, isso ocorre pelas membranas celulares.

Alguns alimentos com sódio que tem que ser evitados

Todos nós sabemos que o sódio é um inimigo da nossa saúde claro que se for usado de maneira descontrolada. Seu excesso pode alterar a nossa pressão arterial e também evitar a eliminação de liquido mantendo a pessoa inchada por causa da retenção hídrica.

Partido deste tema existem alguns alimento que devemos evitar o excesso por causa da quantidade de sódio, sabendo que o máximo que podemos consumir no dia é de 2.400 mg. Veja:

  • Barras de chocolate: Tem 215 mg em uma barra grande;
  • Comida congelada: Tem 1.000 mg na porção;
  • Macarrão instantâneo: Tem 1.700 mg em cada tempero;
  • Pão francês: Tem 289 mg em cada pão aproximadamente;
  • Refrigerante zero: Tem 28 mg em cada 200 ml;
  • Shoyu: Tem 900 mg em uma colher de sopa.

Leia também ↓↓

Qual a dosagem diária para o Sódio

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (0,12 g a 1,5 g);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (0,12 g a 1,5 g);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (1,5 g a 1,5 g);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (1,5 g a 1,5 g).

Vídeo: As funções e os benefícios do sódio

Sintomas da falta (deficiência) de sódio

É muito difícil ter deficiência de sódio devido à grande facilidade de se obter o sódio na alimentação diária. Mas, em raras situações podem ocorrer: Suor, vômito e diarreia.

Sintomas do excesso (toxicidade) de sódio

Já o excesso pode trazer graves riscos à saúde, pois o ele é um grande vilão da hipertensão e ainda podem causar osteoporose e câncer gástrico.

Principais fontes do Sódio

Sódio-benefícios-funções-importância-alimentosFontes: Além do próprio sal de cozinha também temos as azeitonas, carnes defumadas, cereais, pães, palmito, peixes (bacalhau e atum e sardinha em conserva) queijos (parmesão e ricota).

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *