Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Minerais | 0 comments

Selênio – Se

Gostou deste artigo? Compartilhe

O selênio é um mineral muito importante para o organismo humano. Ele pode ser encontrado tanto em tecido animal ou vegetal, isso nos leva a crer que o selênio seja uma fonte abundante em nosso meio ambiente. Ele tem diversas finalidades ajuda no estresse metabólico, também é recomendado para atletas, convalescentes (pessoas que estão em período de recuperação, após algum tipo de problema de saúde), idoso e fumante.

Ele foi descoberto pelo químico sueco chamado Jacob Berzelius em 1817, e hoje temos o conhecimento que o selênio pode preservar a elasticidade dos tecidos, também ajuda proteger as células e o principal que reduz o risco de desenvolvimento de câncer aumentado a expectativa de vida. Mas, cuidado, pois o selênio em altas concentrações é extremamente toxico ao organismo.

Tudo isso se deve pelo fato dele neutralizar os radicais livres, pois isto impedira o desenvolvimento de canceres e de diversos outros problemas que possamos ter ao longo de nossas vidas nos protegendo de males futuros.

Funções e benefícios do selênio

Previne alguns tipos de canceres: Por ser antioxidante ele acaba inativando os conhecidos radicais livres que são responsáveis diretos pela formação do câncer.

Previne o envelhecimento da pele: Combatendo os radicais livres também evitamos o envelhecimento da pele.

Ajuda o nosso corpo a se defender dos vírus e bactérias: Isso se deve pelo fato do selênio atuar na manutenção do sistema imunológico, aumentando a resposta imunológica e mantendo o organismo saudável.

Auxilia a não desenvolver o Alzheimer: Por ser antioxidante ele pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Previne doenças cardiovasculares: Pois, ele pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos e pelo fato de ser antioxidante também pode prevenir o acumulo do chamado colesterol ruim o LDL.

Auxilia no metabolismo da tireoide: Ele tem a capacidade de regular o sistema endócrino. O selênio é essencial para manter as atividades e a regulação dos hormônios tireoidianos.

Auxilia no emagrecimento: Por ele regular as atividades tireoidianas e equilibrar os hormônios da tireoide, isso favorecer no emagrecimento.

Auxilia na perca de cabelo: Ainda não está comprovado cientificamente, mas estudos dizem que o selênio pode reduzir a queda capilar e manter os cabelos saudáveis.

O Selênio emagrece?

Então, muitas vezes o fator que faz muitas pessoas engordarem é um desequilíbrio da tireoide, pois ela desregulada acaba fazendo que pessoas fiquem com o metabolismo lento fazendo que elas acabem ganhando peso.

Se a glândula tireoidiana estiver em perfeito funcionamento isso irá fazer que ela libere hormônios na quantidade certa. E isso irá fazer com que as proteínas, carboidrato e principalmente as gorduras sejam metabolizadas de forma correta no organismo.

Então, uma boa dica é a utilização do selênio quelato que é facilmente absorvido pelo nosso corpo, além de favorecer a saúde do nosso corpo também irá favorecer num corpo mais saudável e com um peso adequado.

Leia também ↓↓

Qual a dosagem diária para o selênio

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (15 mcg a 55 mcg);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (15 mcg a 55 mcg);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (60 mcg);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (70 mcg).

Vídeo: As funções e os benefícios do selênio

Sintomas da falta (deficiência) do selênio

Problemas documentados a respeito da falta do selênio são: Doença de Keshan e doença de kashin-Beck. Essas doenças tem maior prevalência na China por ter o solo pobre em selênio.  E outros problemas crônicos como: Cardiomegalia, degeneração dos músculos, edema pulmonar, fibrose no miocárdio, isquemia do miocárdio, necrose multifocal. A deficiência do selênio poderá causar também problemas e alterações musculares como: Fadiga, fraqueza muscular, movimento prejudicado e também problemas cardíacos.

Sintomas do excesso (toxicidade) do selênio

A toxicidade ocorre com doses superiores a 800 mcg ao dia. O uso crônico pode acarretar problemas como: Alterações no sistema nervoso central, queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças e reações de pele. Alguns outros sinais e sintomas da intoxicação por selênio: Arritmias, cansaço, diarreia, disgeusia, distúrbios gastrointestinais e neurológicos, espasmos musculares, falência renal, infarto do miocárdio, náuseas, vômitos.

Principais fontes do selênio

selênio-benefícios-emagrece-alimentos-exessoFontes: Aipo, alho, carne (alcatra crua, bisteca assada, fígado bovino cozido, linguado cozido), camarão cozido, castanha do Pará, cereais em grão, frango (coxa de frango assada sem pele, filé de frango grelhado), frutos do mar, germe de trigo, leite e derivados, macarrão cozido, peixes (atum cru, bacalhau cru, salmão cozido), verduras (brócolis, repolho).

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *