Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Minerais | 0 comments

Potássio – K

Gostou deste artigo? Compartilhe

Existem grandes finalidades para o potássio no nosso organismo ele desempenha papel na contração muscular, e também é fundamental para o coração, pois trabalha na frequência cardíaca e na condução nervosa.

A grande quantidade do potássio existente em nosso corpo localiza-se no espaço extracelular cerca de 10 % e outros 2 % no intracelular. Esta concentração é muito importante para manter a manutenção e o equilíbrio do potencial da membrana celular.

Tudo isso vem com uma parceria importantíssima com o sódio, pois os dois juntos equilibram a quantidade de água existente no nosso corpo. Enquanto o sódio tem a função de reter a água o potássio faz o contrário ele tem o papel de eliminar a água e tudo isso ocorre pelo sistema conhecido como bomba de sódio e K existente em cada célula de nosso organismo.

Além do mais, ele desempenha um papel fundamental no nosso organismo como o processo de recuperação da fadiga muscular, processo de queima de energia. Além, de crescimento celular, equilíbrio acidobásico, funções enzimáticas e síntese de proteínas.

Funções e benefícios do potássio

É importante para o controle da pressão sanguínea: Por meio de alguns canais o potássio tem fator determinante no potencial da membrana. Destacando-se o canal de cálcio e o de (ATP) que são muito importantes no processo de vaso dilatação e constrição.

É responsável pela transmissão nervosa: O potássio ao lado do cálcio ajuda a regular as atividades neuromusculares que é de suma importância para a transmissão nervosa.

Ajuda na liberação da insulina: A relação entre o ATP e ADP vão inibir os canais do potássio (ATP), resultando numa despolarização ocorrendo entrada do cálcio e por vez a liberação de insulina e com isso uma menor probabilidade do desenvolvimento da diabetes.

Está ligado no equilíbrio hídrico: Em conjunto com o sódio ele vai promover o equilíbrio hídrico intracelular.

Atua no controle de hipertensão arterial: O efeito anti-hipertensivo do potássio se explica no processo de excreção do sódio. Há estudo que relatam que o potássio inibe a absorção do sódio no rim pelo túbulo distal. Isso irá fazer que a pessoa não desenvolva a hipertensão.

Atua na prevenção de cãibras: Pois, o potássio junto com o sódio podem diminuir as cãibras principalmente as noturnas, sendo que os dois minerais juntos tem a função de contração muscular.

Conheça os níveis de potássio valores alto e baixo

Este exame é utilizado para verificar as concentrações do nível de potássio na corrente sanguínea. Sendo que, ele é de fundamental importância para o funcionamento dos nervos e músculos, e o seu excesso e sua falta podem gerar grandes problemas de saúde.

Então os seus valores de referência no sangue é de 3,5 a 5 mmol / L de sangue. Então, se os valores estivem abaixo deste número a pessoa pode estar com hipocalemia e valores acima dos relatados a pessoa pode estar com hipercalemia. Veja abaixo os sintomas da hipocalemia e hipercalemia.

Leia também ↓↓

Qual a dosagem diária para o potássio

  • Homens recém-nascidos a adultos maiores de 19 anos (400 mg a 4,7 gr);
  • Mulheres recém-nascidas a adultas maiores de 19 anos (400 mg a 4,7 gr);
  • Agora grávidas maiores de 14 anos a grávidas até de 50 anos (4,7 gr);
  • Já lactantes maiores de 14 anos a lactantes até 50 anos (5,1 gr).

Vídeo: As funções e os benefícios do potássio

Sintomas da falta (deficiência) de potássio

Os sintomas da hipocalemia leve na maioria das vezes são: Constipação intestinal, fadiga e fraqueza. Já a grave pode ser: Arritmias cardíacas e fraqueza no músculo respiratório. Entre outras também podem causar algumas manifestações: Alterações estruturais nas células esqueléticas, aumento da pressão, confusão mental, diminuição dos reflexos, dispneia, dor, paralisia, parestesia muscular.

Sintomas do excesso (toxicidade) do potássio

Denominada por hipercalemia pode ocorrer: Arritmias cardíacas, fraqueza muscular tanto na musculatura lisa, esquelética e cardíaca e rabdomiólise.

Principais fontes do potássio

potássio-funções-benefícios-alimentos-valores-baixo-altoFontes: Água de coco, frutas (abacate, abacaxi, caju, banana prata, ouro e maça, figo, goiaba branca e vermelha, laranja pera, mamão formosa e papaia, melão, pêssego, tomate), legumes (batata, beterraba, cenoura), leguminosas (feijão preto), levedo de cerveja, verduras (alface lisa, couve manteiga), peixe cozido.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *