Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Fitness | 0 comments

Pilates: Seus benefícios para a saúde

Pilates: Seus benefícios para a saúde

Gostou deste artigo? Compartilhe

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), é uma técnica que trabalha tanto mente quanto corpo, e mesmo com movimentos suaves os movimentos realizados pelo Pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada. O Pilates ajuda na melhora da respiração, stress, consciência e equilíbrio corporal, coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona o relaxamento tanto físico quanto mental.

Esses aspectos são responsáveis pela harmonização do organismo pela prática, dando força e tonificação ao corpo. Os exercícios são praticados sem pressa com bastante calma que ajuda a afastar o cansaço e o estresse. Isso ajuda a proporcionar menos desgastes das articulações e dos músculos além de afastar as monotonias das aulas.

A técnica é aplicada aos mais diferenciados públicos, com resultados inclusive emocionais. Uma vez que os resultados dos alunos influenciam diretamente na autoestima, elevada durante a prática do Pilates. E o resultado disso é uma melhora significativa na saúde física e mental.

Pilates emagrece?

Quando o Pilates é conciliado com uma dieta equilibrada, o resultado é o emagrecimento. Pois só o Pilates não tem uma grande perda de gordura, por este motivo tem que ter a combinação de uma dieta equilibrada.

O aconselhado também é fazer outra atividade física como, por exemplo: uma caminhada, corrida ou algum tipo de luta. Isso vai lhe proporcionar uma queima maior de calorias unificadas com uma dieta equilibrada, e a prática do Pilates o resultado será o seu corpo fininho, flexível e musculatura tonificada.

O bacana que a prática do Pilates ajuda a tonificar a musculatura ensina a manter uma postura correta, ajudando a alongar o corpo deixando a silhueta mais fina. Como ela trabalha muito a musculatura abdominal, sua barriga fica durinha e o abdômen mais definido.

Geralmente as aulas duram até uma hora, e nesse período pode-se perder entre: 200 a 400 calorias dependendo do tipo de exercício realizado. 

Existe um estudo de 2011 que diz que durante 8 semanas de treino, é capaz de perder até 13 % da gordura do fígado. Isso é ótimo, pois além de emagrecer trata também uma doença do fígado chamada: esteatose hepática, uma doença que acomete milhares de brasileiros.

Leia também: ↓↓

Benefícios da prática do Pilates

  • Ameniza as dores;
  • Ajuda a deixar o abdômen mais definido;
  • Combate o estresse;
  • Corrige a postura;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a saúde física e mental;
  • Melhora o convívio social;
  • Melhora o desempenho na corrida;
  • Previne fraturas osteoporóticas;
  • Trabalha os músculos.

Por ser executado de várias maneiras, é muito importante que o praticante de Pilates seja acompanhado por profissionais especializados.

PilatesEles também precisam se dedicar e ter muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades de cada aluno ou paciente. Por isso é aconselhado que cada profissional tenha no máximo dois alunos. As aulas devem ser dadas em duas ou três vezes por semana. O profissional deve ser da área da fisioterapia ou um profissional de educação física, a escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento de tratar o paciente, já o profissional de educação física prepara o condicionamento físico.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *