Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jul 11, 2016 in Fitness | 0 comments

Musculação emagrece: Veja seus benefícios e dicas

Musculação emagrece: Veja seus benefícios e dicas

Gostou deste artigo? Compartilhe

A musculação hoje é o esporte mais procurado entre os jovens e os idosos. E quando se trata de um esporte para a saúde e emagrecimento, então praticamente todos se voltam para a academia, para os exercícios aeróbicos (Os exercícios aeróbicos trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”, portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também ajuda a queimar gordura e glicose que produzem adenosina trifosfato, responsável por transportar energia para as células), como bicicleta, corrida e caminhada. É logico que estes exercícios têm um gasto calórico muito elevado para queima de gorduras.

No entanto a musculação o chamado exercício anaeróbico (Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que não depende do uso do oxigênio, são atividades de curta duração e de grande intensidade como a musculação, e muitos são direcionados apenas para alguns músculos. Normalmente, o foco dos exercícios anaeróbicos é o aumento da massa muscular, da força e o enrijecimento). Também ajuda muito na perca de peso e na manutenção da boa forma e emagrecimento. Pois com o aumento de massa magra, fica mais difícil voltar a engordar.

A musculação por sua vez ajuda a potencializar o exercício aeróbico, e também ajuda também a aumentar o gasto calórico durante o exercício físico.

Musculação-dicas-benefícios-hipertrofia-emagreceUm dos primeiros benefícios da pratica anaeróbica é quando a pessoa vai ganhando massa muscular (a chamada massa magra). Com isso a taxa metabólica de repouso aumenta, significando que nas atividades cotidianas como: andar, dormir caminhar, ir ao trabalho gasta umas 2000 calorias dias, e com o aumento a massa muscular, passa-se a gastar mais calorias devido ao aumento do músculo que exige uma grande demanda de energia.

Um dos pontos positivos da musculação é que após o termino do exercício, o corpo continua gastando energia. Isso ocorre até o dia seguinte pós-treino.

Além da ajuda ao emagrecimento, o exercício anaeróbico também favorece no fortalecimento muscular. Portanto, praticar musculação aumenta a autoestima, melhora a imagem corporal com isso a pessoa se sente mais bonita e o sedentarismo fica para traz.

A dica é que os exercícios sejam equilibrados, procurando um profissional da área, se empenhando, tendo disciplina e respeitando os limites do seu corpo, pois, o exagero gera lesões e até levar a graves processos inflamatórios em articulações, colunas e tendões.

Leia também: ↓↓

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

  • Uma grande melhora na parte estética: Com a modelação do seu corpo, ele fica esteticamente mais bonito;
  • Torna o coração mais saudável: Com o fortalecimento do músculo, a frequência cardíaca e a pressão arterial, sobem menos com os esforços;
  • Ajuda a melhorar a postura: Com os músculos mais resistentes, a uma melhora na postura. Isso se deve a diminuição da fraqueza muscular e melhora a flexibilidade;
  • Ajuda na socialização e nos relacionamentos interpessoais: Pois com a sua autoestima elevada fica mais fácil para a socialização no ambiente. Principalmente para aquela pessoa tímida e introvertida, pois vai auxilia-la na socialização.
  • Melhora do bem-estar devido à liberação de endorfina: A endorfina, hormônio do bem estar ajuda no sono, e na hora de dormir relaxando os músculos, para uma noite mais tranquila;
  • Ajuda a emagrecer: Pois há um gasto calórico e com isso a tendência é de transformar gordura em músculo. Assim diminuindo e ajudando a emagrecer e manter a boa forma;
  • A musculação mantém você jovem: Com avanço da idade perde-se força e massa muscular. Então a musculação minimiza esse impacto que o tempo traz a todos.

Veja algumas doenças que a prática da musculação ajuda a prevenir:

  • Osteoporose: Com os exercícios a um estimulo para a produção de células ósseas. Que ajuda na fixação do cálcio e aumenta a densidade óssea. Assim diminuindo a osteoporose você diminui as chances de fraturas;
  • Artrose: Com o fortalecimento das articulações vai haver menos desgastes nas cartilagens devido ao fortalecimento trazendo uma maior estabilidade nas articulações e diminuindo o risco de artrose.
  • Diabetes: Quanto mais massa muscular, mais o organismo queima glicose que é a substância que causa a hiperglicemia nas pessoas. Com isso menor probabilidade de ter diabetes.

Uma dica muito importante é a combinação “junção” de dois fatores. A musculação mais alguma prática aeróbica como: Caminhada, corridas, pedaladas. Pois com estes dois fatores, ajudam a promover a perda de peso com a queima de calorias. Ajudando a pessoa a emagrecer e melhorando a sua qualidade de vida. Mas lembre-se da disciplina, segui-la com a orientação de um profissional da área.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *