Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 22, 2016 in Alimentação | 0 comments

Morango e seus benefícios: O fruto do coração

Morango e seus benefícios: O fruto do coração

Gostou deste artigo? Compartilhe

O morango é uma fruta vermelha de origem europeia. Rica em vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde. Além de também serem ricos em flavonóides, importantes agentes antioxidantes.

Existem várias espécies de morango, a fragaria é a mais comum e cultivada em varias partes do mundo. Outra característica do fruto é a presença de fibras que é muito importante no bom funcionamento intestinal.

Benefícios do morango

Auxilia no sistema imunológico: O consumo do morango fortalece o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Melhora o sistema digestório: Ajuda no funcionamento no sistema digestório, isso é bom porque a vitamina B6 atua contra náuseas e vômitos.

Melhora o transito intestinal: As fibras contidas no morango ajudam a melhorar a formação do bolo fecal. Isso melhora e muito o desconforto intestinal.

Tem ação anti-inflamatória: O morango ajuda no processo de inflamação. Pois ajuda a metabolizar proteínas deixando a pele mais elástica e ajuda a diminuir o risco de dermatites. 

Tem ação cicatrizante: Ajuda no processo de cicatrização de ferimentos. Pois a vitamina A, auxilia no desenvolvimento e na reparação do tecido epitelial.

Combatem os radicais livres: Por conter vitamina C e E, o morango combate diretamente os radicais livres. Isso tem uma melhora significativa no envelhecimento da pele.

Melhora aparência de pele e cabelos: Por conter vitamina B5 e B6, isso significa que peles e cabelos ficam mais bonitos e saudáveis, pois estas vitaminas agem diretamente em peles e cabelos. Existe um polivitamínico chamado Pantogar com estas funções.

Fortalece ossos e dentes: Por conter cálcio o morango é uma boa arma no fortalecimento de ossos e dentes

Ajuda na prevenção de câncer: Estudos americanos apontam que o consumo do morango pode ajudar na prevenção do câncer. Pois o ácido elágico, é uma substancia que protege o DNA de mutações e evita a formação de vasos sanguíneos.

Reduz o colesterol: Mas foi descoberta que o morango tem uma finalidade muito importante é na redução do colesterol ruim (LDL).

Calorias do morango

A nossa vida depende da energia retirada de alimentos. Quando nós ingerimos calorias elas são metabolizadas e transformadas em energia, nessa parte elas não são tão vilãs assim.

E essas calorias serão utilizadas pelo nosso organismo para: Prática de exercícios, digestão e respiração. O morango em questão tem poucas calorias, cada 100 gramas podem chega a ter até 38 calorias.

Por o morango ter poucas calorias ele é uma excelente fruta para sobremesas e até bolos. Aproveite bem a culinária dele, pois não engorda e é pouco calórica. 

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas do morango

  • Ele contém: Cálcio, ferro, magnésio, potássio e selênio;
  • Cada 100 gramas de morango possui em média apenas 38 calorias;
  • Além de vitamina A, C, E, B5 e B6.

A importância do morango na saúde do coração

Morango-benefícios-vitaminas-receitasDiversos estudos têm apontado os benefícios da ingestão diária de frutas vermelhas para a saúde, inclusive a saúde do coração. Um dos mais recentes foi realizado por cientistas italianos e espanhóis, o qual mostrou que o consumo do morango.  Este pode ajudar a reduzir significativamente a presença do colesterol ruim (LDL) no sangue.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e das Universidades de Salamanca, Granada e Sevilha, na Espanha, aferiram a quantidade de colesterol no sangue de um grupo de voluntários saudáveis.

Em seguida, pediram que eles adicionassem à sua dieta diária cerca de 500 gramas de morango, fruta que deveria ser consumida nessa quantidade, todos os dias, durante um mês.

Ao final desse período, os voluntários foram submetidos a novos exames de sangue. Os resultados mostraram que não apenas o índice de LDL havia diminuído, mas o consumo de morangos trouxera outro benefício para eles. Que foi o aumento de elementos antioxidantes no sangue (substancias que evitam o desgaste das células).

Os cientistas também confirmaram, por meio do estudo, outras vantagens do consumo dessa fruta, como a proteção do corpo contra a radiação ultravioleta e o fortalecimento das células vermelhas do sangue.

Testes realizados posteriormente, no entanto, mostraram que os benefícios alcançados com a ingestão de morangos se dissiparam aproximadamente 15 dias após o fim da dieta com base nesse alimento.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *