Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 19, 2016 in Saúde | 0 comments

Menopausa saudável

Menopausa saudável

Gostou deste artigo? Compartilhe

A transição da idade fértil para a infértil, também chamada de climatério, traz uma série de mudanças para a vida da mulher, a principal dela é que o ciclo de vida da mulher terminou, a procriação. Por volta dos 47 anos, a liberação de hormônios, como estrogênio e progesterona, começa a diminuir gradativamente, e surgem as famosas ondas de calor, queda no desejo sexual, nervosismo, insônia e depressão. No entanto, há outras alterações menos perceptíveis que requerem atenção. A mulher fica mais exposta a males, como colesterol alto, osteoporose e doenças cardiovasculares. Por isso é indispensável fazer um check-up completo, recomendam os ginecologistas.

Contudo, bons hábitos podem diminuir os incômodos dessa fase, que se prolonga até os 65 anos. Medidas como dieta saudável e atividade física regular podem atenuar os sintomas da menopausa em até 80%, dizem os especialistas.

Segundo os especialistas, os exercícios físicos, aliados a uma dieta menopausa 1equilibrada, além de evitarem o aparecimento da osteoporose, aliviam as ondas de calor e a irritabilidade. A pratica de atividade física também é excelente para afastar a depressão, comum nessa fase, pois libera hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar, como a endorfina. Uma das recomendações é caminhar 30 minutos a uma hora, no mínimo três dias por semana.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *