Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 8, 2016 in Alimentação | 0 comments

Benefícios do caqui: Um aliado para o mal de Alzheimer

Benefícios do caqui: Um aliado para o mal de Alzheimer

Gostou deste artigo? Compartilhe

O caqui é uma fruta encontrada em abundância nos supermercados, sacolões e feiras livres nos meses de março e abril. Fruta de sabor agradável, que se adapta a diversos paladares. De origem asiática (original da China), são cultivados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo.

As variedades mais comuns são a rama forte (avermelhado, muito doce e de polpa gelatinosa) e a chocolate (de coloração alaranjada, com risca de cor marrom e uma polpa dura e menos dose).

Todas as variações são ricas em água (cerca de 70% a 80%) e apresentam quantidades significativas de fibras alimentares. O que contribui para o bom funcionamento gastrointestinal.

Mas o caqui também pode ser um vilão. Se ingerir com o estômago vazio pode causar diarreia, devido a grande quantidade de taninos.

Benefícios do caqui

Bom para pele e cabelos: Os diversos tipos de caqui também possuem vitamina A que é chamada de “a vitamina da beleza”, deixa a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos.

Fortalecer ossos e dentes: Ajuda a fortalecer os ossos, pois a vitamina A está ligada diretamente no desenvolvimento ósseo. E ajuda a conservar o esmalte do dente. 

Ajuda a emagrecer: O caqui é bom para perca de peso, pois apresenta uma grande quantidade de água de fibras alimentares. Isso contribuirá para um melhor funcionamento gastrointestinal.

Combate o envelhecimento: Contém no fruto antioxidante que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Bom para os olhos: Além de melhorar a acuidade visual, a vitamina A é uma excelente vitamina para os olhos junto com o antioxidante, pois previne a oxidação celular.

Combate gripes e resfriados: Contém nela a vitamina C que é responsável pela defesa imunológica do organismo. E a preparar o organismo para enfrentar as infecções.

Ajuda a prevenir canceres: Por ela ter antioxidante, ela combate os radicais livres presente no organismo. Protegendo o DNA celular e não deixando a celular se tornar cancerígena.

Melhora o transito intestinal: Devido a esta quantidade significativa de água e fibras, seu intestino funcionara mais e melhor.

Caqui engorda?

O caqui é uma excelente fruta, tem muitas vitaminas, água e fibras. Mas o que muitas pessoas se perguntam é: o caqui engorda?

Se pensarmos bem o caqui tem fibras e muita água, isso ajuda no desempenho intestinal, diminuindo o mito dessa fruta engordar. E também contem pectina, que é uma substância que controla a vontade de comer.

Mas, o problema aqui é a quantidade na hora de comer, a fruta possui em média 75 calorias. Isso nos leva a pensar que se comermos 3 caquis teremos ingerido 225 calorias, uma quantidade muito alta para o dia. Então o problema é o excesso que pode sim levar a pessoa a engordar. Então, cuidado com o exagero.

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas do caqui:

  • Ela é rica em: proteínas, cálcio, ferro, fosforo e licopeno.
  • Cada 100 gramas de caqui possui em média 75 calorias.
  • Em termos de vitaminas, é rico em vitaminas A, B1, B2, E e K.
  • Aproximadamente 6,5 gramas de fibras em 100 gramas do fruto.

O caqui é uma poderosa ajuda no mal de Alzheimer

Caqui-cor-tipos-chocolate-engorda-origemPesquisas recentes também tem mostrado que o alimento muito consumido no Brasil é um poderoso aliado para a boa saúde. Além de ter outros motivos para o consumo, comprovam especialistas.

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília mostrou que a variedade rama forte previne a ação dos chamados radicais livres, que ajudam no envelhecimento celular precoce. E no surgimento de doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer, além de diabetes e câncer.

Os especialistas, entretanto, alertam para a grande concentração de açúcar da fruta, que, por isso, deve ser ingerida com moderação pelas pessoas que tem hiperglicemia (diabetes).

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *