Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Alimentação | 0 comments

Benefícios da chia: Semente da chia para que serve?

Benefícios da chia: Semente da chia para que serve?

Gostou deste artigo? Compartilhe

A semente de chia é um alimento cultivado pelas civilizações pré-colombianas e mexicanas. A mais de dois milênios antes da chegada dos colonizadores espanhóis, é um grão andino que, assim como a quinoa, vale a pena ser inserido na alimentação diária.

Ela foi descoberta a centenas de anos. E existem evidencias que os astecas no século XVI, já faziam o cultivo desta semente. A importância do seu consumo via muito além do que imaginamos, pois ela ajuda a controlar o colesterol, pressão arterial, melhora o transito intestinal dentre outros.

Benefícios da semente de chia

Melhora o transito intestinal: Devido a sua quantidade de fibras, aumenta o peristaltismo intestinal, diminuindo a prisão de ventre.

Controla a glicose: A semente da chia também ajuda a controlar os níveis de glicose (açúcar no sangue), o que é uma boa notícia para os diabéticos, pois o seu consumo regular do alimento melhora a eficiência da insulina no processo de encaminhar a glicose aos tecidos a fim de produzir a energia.

Ajuda na prevenção de câncer: Estudos recentes têm mostrado ainda que o grão de chia é um excelente coadjuvante no tratamento do câncer de mama e também colabora na prevenção de outros tipos de tumores devido ao seu auto teor de antioxidantes.

Ajuda a reduzir o apetite: No estomago a chia se torna em uma geleia com isso ela aumenta a sensação de saciedade.

Ajuda a emagrecer: Por ela reduzir a saciedade (vontade de comer) quando ela entra em contato com o suco gástrico ela se transforma em um tipo de gel. Isso aumenta o volume de espaço no estomago diminuindo a saciedade.

Fonte de proteínas: É uma ótima opção para quem busca uma dieta a base de proteínas como: Fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.

Previne o envelhecimento precoce: Contém antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

Semente de chia no combate do colesterol

O colesterol é um mal que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Isso envolve muitas vezes genética, sedentarismo e uma péssima alimentação. Para pessoa que sofrem com este mal a chia é um aliado neste problema.

O grão é riquíssimo em ômega 3, um ácido graxo (gordura), que combate diversos males um deles é o colesterol. Ela evita o processo de oxidação do colesterol, o qual pode propiciar o desenvolvimento de placas nas artérias, a temida aterosclerose.

Esta por sua vez é uma causadora da grande parte dos acidentes cardiovasculares e que também pode levar à morte.

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas de semente de chia:

  • Contém: Cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, fosforo, zinco;
  • Cada 100 gramas da semente da chia possui em média 590 calorias;
  • Vitamina A, vitaminas do complexo B;
  • Proteínas, carboidratos, fibras, lipídios além de ômega 3 e ômega 6.

Como consumir a semente de chia

Semente de chia-benefícios-emagrece-como-usarPara consumir a semente da chia, basta adicioná-la in natura, a frutas, cereais, saladas, sopas ou iogurte. Moída, ela também pode ser uma boa substituta das farinhas em receitas de massas, pães e biscoitos.

Outra opção é deixa-la na água por 40 minutos até adquirir um aspecto gelatinoso, parecido com o do sagu. E usá-la no lugar do ovo em várias preparações.

As indicações de médicos nutricionistas é comer entre duas colheres de sobremesa diariamente. Aproximadamente 30 minutos antes das refeições. Mas tem que manter a atenção, pois devido ao alto teor calórico a semente da chia pode trazer o ganho de peso.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *