Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on abr 28, 2016 in Alimentação | 0 comments

Benefícios da abóbora: No combate do colesterol

Benefícios da abóbora: No combate do colesterol

Gostou deste artigo? Compartilhe

A abóbora é um alimento barato e muito saudável que poucos imaginam as vitaminas nela contida. Que há muito tempo integra o cardápio dos brasileiros em diversas preparações pelas quais se deve privilegiar esse vegetal na dieta da família. Não apenas por seu sabor agradável e sua versatilidade, mas por possuir alto teor nutritivo.

Rica em carotenoides pigmentos os quais lhe conferem a cor tão característica, o alimento é fonte de vitamina A. Um copo da hortaliça contém 200% da quantidade diária recomendada desse nutriente essencial, para o dia-dia do homem e principalmente para a visão.

Um copo de abóbora cozida contém 564 mg de potássio, mais do que uma banana (422mg). Esse elemento é um dos minerais mais abundantes no corpo humano. Sua reposição é muito importante, a fim de garantir o bom funcionamento dos músculos. Ela também colabora para o equilíbrio dos níveis de sódio no organismo, ajudando no controle da pressão arterial.

Benefícios da abóbora

Protege contar o câncer: Os carotenoides também têm o poder de neutralizar os radicais livres e, assim, proteger o organismo de células cancerígenas.

Ajuda no controle da pressão: Por conter potássio mineral importantíssimo que colabora para um equilíbrio dos níveis de sódio no organismo, isso ajuda no controle de pressão arterial.

Ajuda no controle da diabetes: Segundos estudos recentes, ele também contribui na prevenção do diabetes tipo 2, estimulando a secreção de insulina por meio do pâncreas. 

Bom para o coração: Também é excelente para o coração, pois o magnésio atua nos vasos sanguíneos, fazendo um relaxamento (vaso dilatação). Assim ajuda na redução da pressão arterial, favorecendo na diminuição de derrames e ataques cardíacos.

Previne cegueira: Por conter betacaroteno, vitamina essencial para a saúde dos olhos.

Previne o envelhecimento da pele: O betacaroteno também combate os radicais livres. Que é o inimigo número um da nossa pele.

Bom para dietas: Para quem deseja controlar o peso, a abóbora também pode ser uma ótima aliada, pois é pouco calórica e uma ótima fonte de fibras.

Aliado no transito intestinal: Assim, além de contribuir para o bom funcionamento intestinal, ajuda a manter a sensação de saciedade após as refeições.

Controla a TPM: E ainda a sua semente são ricas em fitoestrógenos, que auxilia na redução dos sintomas da TPM.

Abóbora cabotia

Ela também é conhecida como abóbora japonesa tem uma casca verde escura e é muito nutritiva para a culinária. Ela também tem baixas calorias. Muito versátil na cozinha brasileira proporcionando vários pratos deliciosos.

E a sua semente também é uma ótima dica, pois ela é rica em antioxidantes e fibras que é fundamental para um intestino irregular. É só lavar e secar com um papel toalha e logo após devem ser torradas no forno por cerca de 40 minutos.

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas da abóbora:

  • Ele contém: Cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco;
  • Cada 100 gramas de abóbora possui em média apenas 40 calorias;
  • Além de vitamina A, C, E, K, B5 e B6.

Benefícios da semente da abóbora para a redução do colesterol

O consumo diário da abóbora e da sua semente pode ser um grande aliado no controle do colesterol. Os fitoesteróis contidos tanto no fruto, quanto na semente tem o poder de reduzir o colesterol.

Eles têm o poder de reduzir o LDL (colesterol ruim), e aumentar o bom HDL. Os fitoesteróis tem o poder de limitar a absorção do colesterol no corpo. Pesquisas recentes indicam que o consumo de sementes de abóbora pode diminuir em até 75% do LDL e aumentar em 15% o colesterol HDL.

É por todos esses motivos que a abóbora se torna um grande aliado saudável do brasileiro. Barato e fácil de encontrar tanto em feiras livres, sacolões e supermercados.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *