Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Alimentação | 0 comments

Arroz integral: Qual o benefício do arroz integral?

Arroz integral: Qual o benefício do arroz integral?

Gostou deste artigo? Compartilhe

O arroz integral é um cereal cultivado em várias partes do mundo e faz parte da nossa cultura e ocupa um lugar importante na dieta da maioria de nós brasileiros.

A preferência nacional é pelo grão polido, conhecido como arroz branco. Entretanto, sua versão integral tem conquistado espaço nas mesas do país, por ser mais saudável e de combater alguns males.

A principal diferença entre um e outro está no processo pelo qual passam até chegar aos supermercados. A versão integral é obtida apenas pela remoção a casca, preservando-se a camada mais externa do grão.

É nesta casca onde se concentra a maior parte das vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e fibras. Já o arroz branco passa por um processo de polimento, pelo qual é retirada a camada superficial dos grãos. Por este motivo ao contrario do arroz integral eles ficam mais pobres em vitaminas.

O arroz integral apresenta uma coloração que varia entre o amarelo e o marrom claro, possui sabor e textura diferentes do branco e é mais caro. Mas, para quem está em busca de uma alimentação saudável, vale a pena investir nesse grão altamente nutritivo.

Benefícios do arroz integral

Prevenção do câncer: contêm fitoestrógenos que são associados a uma diminuição de câncer de mama, ovário e próstata.

Combate a diabetes: Regula níveis de açúcar no sangue: por conter magnésio, ele ajuda a controlar os níveis de insulina e glicose no organismo.

Benéfica para o coração: Por conter uma substancia chamada pectina. A pectina reduz níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo assim doenças no sistema cardiovascular.

Benéfica para a saúde óssea: Por conter manganês, que é um mineral para o crescimento e aumento da densidade óssea.

Deixa você mais disposto: Por conter magnésio, que ativa a produção de energia dentro das células.

Dá saciedade: Em contato com o suco gástrico o arroz integral se torna em um gel, ocupando volume no estomago dando saciedade.

Melhora o transito intestinal: Por conter fibras, ele proporciona as pessoas idas regular ao banheiro.

Como fazer arroz integral

Para quem quer uma vida mais saudável o arroz integral é uma ótima dica. Ele é um pouco mais demorado que o arroz comum, por isso algumas pessoas usam a panela de pressão. Mas, aqui vai uma dica legal para prepara-lo.

  • Geralmente se usa 3 xícaras de chá de água, deixando aquecer.
  • Em uma panela você vai colocar: 1 colher de sopa de azeite, 1 alho picado e sal a gosto, depois você vai refogar tudo isso até dar o ponto.
  • Em 1 xícara de chá coloque o arroz integral e frite ele na panela por aproximadamente 2 minutos ou mais.
  • Quando estiver frito, coloque a água fervida até ultrapassar o volume do arroz.

Em fogo baixo deixe cozinha o arroz com a panela semiaberta até que a água seque totalmente. Depois disso desligue o fogo e tampe totalmente a panela por 15 minutos, o vapor vai acabar de cozinhar o arroz.

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas do arroz integral:

  • O arroz integral contém minerais como: Cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, zinco;
  • Cada 100 gramas de arroz integral possui em média 111 calorias;
  • Além de vitamina A, C, E, B1, B2, B6 e B12;
  • E também contem: Fibras, lipídeos e proteínas.

Os benefícios e a importância das fibras contidas no arroz integral

Arroz integral-receitas-marcas-benefíciosAs fibras são importantíssimas na nossa saúde, principalmente a intestinal. O arroz integral possui fibras solúveis que tem a capacidade de se misturar com água, formando uma espécie de gel. Os géis no estomago proporcionam o aumento da saciedade.

As fibras solúveis no intestino elas reduzem o tempo do transito intestinal, e aumenta a fermentação e a proliferação das bactérias entéricas no cólon proximal.

E ainda ela esta relacionada como a prevenção do câncer de intestino, por elas serem capazes de reter toxinas, ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal, durante o processo digestório. Por isso é importante à ingestão de fibras diariamente, e o arroz integral pode participar ativamente, auxiliando na nossa saúde.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *