Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on in Alimentação | 0 comments

Abacaxi emagrece: E atua contra o estresse e a ansiedade

Abacaxi emagrece: E atua contra o estresse e a ansiedade

Gostou deste artigo? Compartilhe

O abacaxi em questão é um fruto rico em vitaminas e minerais. Cítrica e de sabor picante, é um fruto excelente em carboidratos e fibras. Certamente ele é uma das frutas mais populares no Brasil e no mundo.

Ele é muito utilizado para festas, como bebidas refrescantes e picantes. Sua produção é anual, por isso todo ano estamos vendo esta fruta tão gostosa em feiras, supermercados e sacolões.

O nosso país é um dos maiores produtores do abacaxi, isso chega a aproximadamente 1.400 toneladas anuais. E o estado brasileiro que tem o maior plantio desta fruta é Minas Gerais que chega a uma cota anual de 850 mil toneladas anuais.

Benefícios do abacaxi

Previne gripes e resfriados: Devido ao alto teor de vitamina C, o abacaxi é um excelente coadjuvante na prevenção de gripes e resfriados.

Suprimem a tosse e solta o catarro: Falando em resfriados a bromelina presente no abacaxi tem propriedades que suprimem a tosse. Com isso podem ajudar a soltar o muco (catarro) contido nos pulmões.

Auxilia nas dores das juntas e musculares: Também tem o magnésio que é necessário para o bom funcionamento dos nervos e músculos e ajuda no fortalecimento dos ossos.

Auxilia na circulação sanguínea: Já a enzima chamada bromelaína, ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na circulação sanguínea no corpo.

Controla a pressão arterial: Um fator muito importante é a presença de potássio no abacaxi que auxilia no controle da pressão arterial e na frequência cardíaca.

Favorece o emagrecimento: Na redução de peso, o principal é a reeducação alimentar. Em seguida, o abacaxi também auxilia, pois o fruto é rico em água e fibras que favorece na digestão.

Melhora o transito intestinal: Por conter muita água e fibras, isso auxilia no bom funcionamento intestinal, o que ajuda e facilita na perca de peso.

Não engorda: É um fruto com poucas colorias, 100 gramas de abacaxi tem cerca de 52 calorias.

Aumenta a energia: Por conter ácido málico que é um elemento fundamental na geração de energia. Ele atua no ciclo de Krebs que é um dos sistemas do organismo de converter alimentos em energia. 

O abacaxi emagrece?

O que principalmente as mulheres mais procuram hoje é uma forma de emagrecimento saudável. E falando diretamente disso o abacaxi pode ser uma grande arma para o emagrecimento.

Ele é pouco calórico, tem ação diurética isso ajuda a eliminar líquido retido no corpo. Ajuda e muito no transito intestinal auxiliando também a desinchar e também ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, isso indiretamente ajuda a controlar o peso.

Por isso e por outras razões que o abacaxi é um excelente fruto que não deve faltar na nossa dieta. Muitas vezes recorremos a medicamentos tarjados, sendo que a natureza nos disponibiliza frutas tão agradáveis e saldáveis como o abacaxi.

Leia também: ↓↓

Principais vitaminas do abacaxi:

  • Contêm minerais como: potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês;
  • Cada 100 gramas de abacaxi possui em média 52 calorias;
  • Em termos de vitaminas contem: B1, B2, B3, B6, B9, C e E;
  • Outros componentes: Ácidos cítricos, ácido málico, ácido oxálico, bromelina e a Bromelaína.

O abacaxi é uma poderosa ajuda no estresse e na ansiedade

Abacaxi-propriedades-receitas-benefícios-origem-emagreceO estresse e a ansiedade gerados pela correria do dia nos grandes centros urbanos têm roubado o bom humor de muita gente. Recupera-lo não é tão fácil, porém a alimentação pode colaborar e muito com o humor e o estresse.

O segredo está na liberação de serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”, que tem como um de seus precursores um aminoácido triptofano.

Ela está presente em diversos alimentos, dentre os quais a banana, o abacaxi (em questão) e os cereais, como arroz e trigo (preferencialmente os integrais).

Leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico) e oleaginosas (nozes e castanhas) de igual forma estimulam a formação da serotonina. Como também ovos leites e as carnes magras em especial o salmão, rico em ômega 3, elemento essencial para a síntese desse hormônio.

Segundo especialistas, o segredo é ter na dieta uma variedade equilibrada de fontes proteínas. Alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais folhosos escuros, são bem vindos, pois ajudam no trabalho do intestino.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *